O amor é assustador: 12 fobias do Dia dos Namorados

quinta-feira, 23 de junho de 2011

12 de junho é a comemoração brasileira do Dia dos Namorados. Supostamente, a data deve propiciar um momento de amor e felicidade entre o casal, mas também pode gerar muita ansiedade. Do receio de ficar solteiro ao medo de chocolate, segue uma lista com 12 estranhas fobias do Dia dos Namorados:

1 – Fobia de comprometimento
Se você não consegue manter um relacionamento por mais de um mês e se identificou prontamente com essa fobia, não se engane: você não tem nenhuma doença, a fobia do comprometimento é um nome inventado. No entanto, pessoas que temem estar em um relacionamento podem sofrer de uma fobia séria e real: o medo do amor. Para algumas delas, a simples suspeita do sentimento já é suficiente para desencadear uma série de reações.


2 – Metrofobia
Se você planeja escrever um lindo poema para a sua musa inspiradora, certifique-se que ela não sofre de metrofobia: o medo ou ódio de poesias. Ou então se a aversão vem de você mesmo, o melhor é contratar um escritor anônimo que faça o “serviço sujo” no seu lugar.

3 – Fobia de chocolates
Uma linda e deliciosa caixa de bombons em forma de coração pode ser um presente muito romântico – ou muito horripilante, caso o presenteado tenha fobia de chocolates – o que inacreditavelmente pode existir…

4 – Eritrofobia
Essa fobia é bastante comum entre aqueles que pretendem aproveitar o Dia dos Namorados para se declarar a alguém. A eritrofobia, ou medo de ficar corado, faz com que a pessoa se sinta extremamente envergonhada e consciente de suas bochechas vermelhas. É um círculo vicioso.

5 – Filemafobia
Qualquer um que já tenho tido uma experiência particularmente ruim pode compreender essa fobia: o medo de beijar ou ser beijado.

6 – Cardiofobia
Mandar um grande cartão vermelho em forma de coração para alguém com cardiofobia, ou o medo patológico de problemas relacionados com o coração, pode ser uma piada de muito mau gosto.

7 – Antofobia
O que pode ser mais ameaçador do que um buquê de flores? Se você sofrer de medo ou aversão à planta, conhecido como antofobia, a resposta é nada. Mesmo que sem os espinhos, uma única rosa vermelha pode gerar muita ansiedade.

8 – Fobia de ter sua pele tocada
A fobia de ser tocada por outras pessoas com certeza fará com que muitos se sintam extremamente sozinhos no Dia dos Namorados, privados até mesmo de um simples abraço.

9 – Medo de velas
Se quiser criar um clima especial com essas pessoas, melhor optar pelas luzes artificiais. Em geral, essa fobia acomete homens e mulheres que sofrem com fortes dores de cabeça, alergia a aromas químicos ou queimaduras de cera quente causados por vela.

10 – Anuptafobia
O medo de ficar solteiro pode levar homens a uma busca desenfreada por garotas, em bares e boates. Mas você, leitor espertinho que viu esse artigo, melhor não usar essa fobia verdadeira como desculpa esfarrapada.

11 e 12 – Ornitofobia e Apifobia
Os dois últimos vêm juntos: o medo de pássaros e o medo de abelhas, respectivamente. Um representa a ameaça de ser “atingido” pelas aves, e o outro de ser picado. Para essas pessoas, nada de encontros ao ar livre, em parques e praças.

0 comentários:

Postar um comentário